A regularização fundiária vai muito além da entrega de um documento de escritura: ela representa dignidade, pertencimento e segurança para a população. Esses foram os sentimentos que marcaram a manhã desse sábado (5/7), durante a reunião com os moradores da rua Pégasus, no bairro Jardim Riacho, que aguardavam há mais de 30 anos por esse momento. CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos!
A Prefeitura concedeu a onze famílias o direito legal à propriedade de suas casas. Viabilizado por meio da Reurb-E, o processo atende a uma antiga reivindicação da comunidade e agora se concretiza por meio de uma ação de regularização fundiária de interesse específico.
Originalmente titulados em nome do município, os onze lotes agora têm o direito à moradia legalmente reconhecido. Com a aprovação do projeto e a assinatura do decreto, será aberta uma matrícula individualizada para cada imóvel, permitindo que as famílias recebam a escritura definitiva de suas casas. Mais do que um ato jurídico, a medida representa a concretização de um sonho e de uma luta histórica por tranquilidade e pertencimento.
A prefeita Marília Campos ressaltou a importância desse momento para a comunidade local e se emocionou junto com os moradores.
“Governar é trabalhar para a alegria e a felicidade de um povo e é isso que vivi aqui hoje.
Parabenizo vocês, moradores, pela luta e por inspirar as novas gerações a terem esse laço comunitário.
Foi pela mobilização de vocês, pela luta, que hoje, cada um está mais feliz.
E, claro, também o nosso compromisso em ouvir e fazer o bem comum para a população”.
Marília Campos, prefeita de Contagem
Ela ainda afirmou que “essa conquista representa muito mais do que um documento: é a valorização da história e da resistência de quem sempre acreditou no direito de viver com dignidade. Seguimos trabalhando para continuar transformando sonhos como esse em realidade,” finalizou a prefeita.
O secretário de Desenvolvimento Urbano, Marco Túlio Freitas, afirmou que o processo não foi fácil, mas que o sentimento é de dever cumprido.
“Fico honrado de fazer parte desse momento tão importante para as famílias que moram aqui. São muitas pessoas que atuam, que trabalham no dia a dia para que momentos como esses aconteçam e é extremamente gratificante ver os frutos de tanto trabalho árduo, ver a felicidade de cada morador aqui.”
A felicidade esteve estampada no rosto dos moradores da rua Pégasus, no bairro Jardim Riacho, que aguardavam há mais de 30 anos por esse momento
Fotos: Luci Sallum/PMC
Alegria e gratidão marcam o fim de uma longa espera
O morador do bairro e beneficiado pela ação, Alexandre Barbalho, demonstrou gratidão, alívio e esperança com a concretização do que aguardava a tanto tempo: a escritura de sua casa. “Reconhece-se uma verdadeira gestão pública quando ela olha para a população como pessoas, como família. Minha gratidão é imensa e eterna pelo dia de hoje, pela Prefeitura e toda sua equipe. Ressalto que ter a gestão municipal presente aqui, hoje, comprova o compromisso com a vida das pessoas, em ouvir, atender e ajudar cada morador, trabalhando para transformar nossa cidade em um lugar cada vez mais digno para se viver,” concluiu ele.
Graziele Lacerda, moradora do bairro desde que nasceu, se emocionou ao relembrar a luta de seus pais pela conquista da escritura de sua casa e ao constatar os resultados depois de tanta espera.
“Tenho 37 anos e, desde que me lembro, acompanhei meus pais e vizinhos nessa batalha,
nessa ansiedade de termos o direito ao nosso lar. Foi uma luta difícil, durante muito tempo
ficamos à mercê, como se os nossos lares fossem moeda de troca.
Mas hoje vemos algo diferenciado e estamos realizando esse sonho, com uma gestão
que olhou para nós com humanidade, empatia e respeito. Isso não tem preço, tem valor.
Faltam palavras, mas os sentimentos de gratidão, alívio e felicidade transbordam e marejam os olhos"
Graziele Lacerda, moradora do bairro Jardim Riacho
Para Geraldo Evangelista, que mora na rua há mais de uma década, esse dia ficará marcado em sua história. “Hoje é um dia muito importante e posso afirmar que, mais do que gratidão, a Prefeitura tem meu pleno respeito. É uma gestão que olhou para nós, com empatia e cuidado. Fica registrado meu mais sincero muito obrigado,” destacou ele.
Estiveram presentes, também, o vice-prefeito Ricardo Faria; o secretário de Governo e Participação Popular, Pedro Amaral; e a administradora regional Riacho, Isabella Filaretti.